Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014


“Teremos liberdade de escolha?”

Free to choose em português significa liberdade de escolha, é um tema que nunca terá uma resposta exata que seja aceite por todos. Trata-se por isso mesmo de uma questão filosófica.
Seremos livres?
Teremos liberdade de escolha?
São questões colocadas há muito tempo, que continuam a suscitar inúmeras reflexões.
A sociedade em que vivemos tem princípios, regras que nos pressionam, levando-nos, por vezes, a agir contra o que pensamos. Estas pressões influenciam muitas das nossas decisões. A liberdade é o poder fazer uma opção, por exemplo a escolha de um, apesar das condicionantes que nos limitam, como o poder económico.
No filme “Freedom Writers”, a personagem Eva acusa um rapaz, que sabe inocente, de homicídio voluntário, sob a pressão do gangue. Na ótica do determinismo moderado não se tratou de uma ação livre.  Eva é livre apenas quando escolhe dizer a verdade sem constrangimento. Os seus desejos e convições tornam-se a causa dos seus atos.Nesse momento Eva assume as consequências dos seus atos, torna-se responsável por eles. 
Concebo, tal como os deterministas moderados, a liberdade como ausência de coação. Do meu ponto de vista só podemos falar em liberdade de escolha quando não há coação interna e/ou externa e podemos tomar uma decisão sem pressões.
Francisco Xavier Vieira Pinto, 10º B
(Aluno do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto)

Sem comentários:

Enviar um comentário