Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Questão-Problema.
Haverá vida após a morte?

Decidi fazer o trabalho com base numa das grandes perguntas filosóficas que todos os seres humanos colocam, em algum momento da sua vida, já que, essa é uma das caraterísticas fundamentais das questões filosóficas: são existenciais. A pergunta a que me refiro é a seguinte: “Haverá vida após a morte?”.
Existem diferentes respostas para esta questão e nenhuma dela é definitiva. Estas é uma outra caraterística das questões filosóficas.
Esta questão foi debatida pelas religiões. Aliás a crença no divino, numa vida extraterrena é um aspeto básico de qualquer religião. Sem isso, não haveria nada a que nos “re-ligar”.
Segundo a religião católica acredita-se que havemos de ressuscitar, tal como Jesus Cristo ressuscitou. Já para o Judaísmo todos os mortos ressuscitarão, quando o Messias chegar à Terra.
Quando reflito nesta questão, penso que ela está associada à consciência da morte e ao medo que ela provoca. O homem tem medo do desconhecido e a morte não é exceção. Pensar que a morte não é um fim, mas um começo de uma vida melhor é reconfortante. Como a minha família é cristã, desde muito cedo me ensinaram que após a morte iremos para o céu, se fizermos boas ações. Mas agora que sou mais velha e que tenho a capacidade de pensar por mim, de forma autónoma e crítica, isto é, filosófica, começo a questionar-me sobre o que aprendi, numa idade em que ainda não tinha a capacidade de pensar autonomamente. Muitas vezes penso que a morte não faz qualquer sentido. Por que razão teremos que morrer?
Os cientistas explicam o que é a morte e são capazes de encontrar as suas causas; mas são impotentes perante a pergunta do “porquê” da mesma. Em relação à possibilidade da vida para além da morte nada dizem, pois não têm factos em que se apoiar.
Eu sou religiosa e acredito que existe vida para além da morte. No entanto como tenho um espírito científico, reconheço que é possível levantar objeções a essa hipótese. A objeção principal é se será possível haver algo para além do mundo físico? Como traduzir essa realidade em teoremas e equações? Se essa realidade existe, até ao momento, ainda não foi possível apresentar provas irrefutáveis que demonstrem essa possibilidade.
Existem, no entanto, pessoas que dizem já terem testemunhado o além. Essas pessoas escrevem artigos e livros sobre o tema, realizam documentários sobre o assunto, como se estivessem a falar de algo tão trivial como a constituição química do cloreto de sódio.
As pessoas que não acreditam na existência de vida após a morte chamam-se materialistas. Estes pensadores consideram que se não é possível medir a alma, nem pô-la numa equação, ela não existe.
Há ainda alguns que acreditam na reencarnação. Platão, ao que parece, era um deles. De acordo com as pesquisas que realizei, a reencarnação significa que após a morte a alma, imortal, volta a reencarna para se aperfeiçoar dos erros cometidos na vida anterior. Cada vida é uma nova hipótese no caminho da evolução espiritual. Faz-se o diagnóstico das dificuldades que a alma teve na vida anterior e aplica-se uma estratégia de recuperação, atribuindo-lhe uma vida que lhe permita ultrapassar as dificuldades.
A teoria da reencarnação não me convence. Não concordo com a reencarnação pois se uma pessoa, morre e reencarna novamente, como é que se pode aperfeiçoar e evoluir se não lembra dos erros cometidos na encarnação anterior? O mais certo é que cometa os mesmos erros! Por esse andar nunca vai acabar a licenciatura…
Daniela Oliveira Gomes, 10º A
(Aluna do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto)

Sem comentários:

Enviar um comentário