Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014


As Horas Amargas dão lições de Filosofia:
           
As horas amargas dão-nos lições de filosofia, porque quando nos deparamos com situações-limite somos levados a duvidar daquilo que supúnhamos saber, a curiosidade emerge. Nas nossas horas amargas mesmo sem querermos, fazemos perguntas filosóficas, interrogamo-nos à cerca das coisas mais simples. A dor, a solidão e a culpa despertam a consciência da fragilidade da vida, da nossa finitude. Essa consciência faz-nos refletir sobre as nossas decisões, a forma como elas afetaram a nossa vida e a dos outros. Nas horas amargas surgem os porquês; nasce uma atitude interrogativa e crítica que a revê, reavalia e repensa os problemas da vida a uma nova luz.
Nas horas amargas a filosofia brota espontaneamente, e eis que filosofamos sem sequer nos apercebermos que estamos a filosofar.

Joana Costa, 10ºD
(Aluna do Curso de Humanidades do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto)

           
  A tristeza, a solidão, a culpa, a revolta levam muitas vezes ao filosofar, pois quando passamos por 
situações amargas colocamos interrogações filosóficas a nós mesmos. Estas situações põem em causa as nossas certezas, as nossas crenças. Questionamos a realidade que nos cerca e a nós mesmos. Neste sentido as nossas crenças dão-nos lições de filosofia. Todo o ser humano filosofa, pois tem a capacidade de pensar por si.
Daniela Bastos, 10ºD
(Aluna do Curso de Humanidades do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto

Sem comentários:

Enviar um comentário