Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014


Seremos livres?

Para o filósofo Jean-Paul Sartre  a humanidade está condenada à liberdade: somos livres de escolher, mas somos incapazes de escolher a própria liberdade. Sartre afirmou "somos uma sociedade que escolhe, mas não escolhemos ser livres.". Não podemos fugir à escolha.
Mas será que somos livres? O que significa ser livre, o que quer dizer a palavra liberdade?
No dicionário liberdade é a condição de uma pessoa poder dispor de si, poder fazer ou deixar de fazer alguma coisa; livre determinação; faculdade de praticar o que não é proibido por lei; deliberação, tolerância.
Quando falamos do problema do livre-arbítrio estamos a referir-nos à possibilidade de escolha, de autodeterminação.
A este problema muitos filósofos respondem que não somos livres. Somos determinados por causas que não dominamos. Tal como qualquer ser da natureza estamos submetidos a leis físicas, orgânicas, sociais que nos conduzem para um único caminho. Outros, como Sartre, defendem que somos livres. Somos ‘obrigados a escolher e a escolher-nos’. Tal como o filósofo Jean Paul Sartre eu defendo o libertarismo. Considero que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos de forma voluntária, consciente e racional. Devemos responder pelos atos que resultam de uma deliberação racional.
No dia em que o livre-arbítrio desaparecer do mundo terá desaparecido da face da terra o último ser humano.
Sandra Costa, 10º D
(Aluna do Curso de Humanidade do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto)

Sem comentários:

Enviar um comentário